3 de nov. de 2010

Unidade4 atividade 3 - Conceito de Currículo e o processo de integração de Tecnologias ao Currículo

Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Unidade: IV - CURRÍCULO , PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade: 3 - CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO
Cursista :LEAN KLEBISSON SOARES LOPES

CONCEITO DE CURRÍCULO E O PROCESSO DE INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO.

Currículo são todas as disciplinas, atividades e experiências que possibilitam a aprendizagem de conteúdos que são básicos para a formação intelectual e sócio-cultural do indivíduo. É no currículo que estão constadas as habilidades e competências mínimas a serem desenvolvidas na aprendizagem dos alunos. O currículo também pode e deve ser considerado um projeto que propõe um plano de ação adequado para a efetivação dos objetivos. Pelo fato do currículo especificar o que deve ser ensinado e quando, também pode ser considerado um instrumento que serve de norte para a aprendizagem.
As novas e constantes renováveis tecnologias contribuem com o currículo quando são utilizadas para elaborar e executar aulas na prática pedagógica, no momento que são desenvolvidos projetos objetivando uma melhor aprendizagem. As aulas desenvolvidas no Laboratório de Informática despertam um maior interesse em aprender por parte dos alunos, pois além de oferecerem inúmeras informações e possibilidades de pesquisa, leva-os a interagir e trocar de experiências o que facilita o aprendizado. As aulas realizadas por meio de projetos podem ser interdisciplinares, o que favorece uma gama de interação entre conhecimentos, melhorando a assimilação e aumentando a aprendizagem do conteúdo proposto.
O uso das tecnologias pode ser inserido ao currículo no desenvolvimento de projetos, que concluiriam ações que são desenvolvidas durante as aulas e possibilitam também a pesquisa em horário oposto, onde o aluno ficará incumbido de pesquisar individual ou em grupo, buscando aprender para melhorar o meio em que vive utilizando os conhecimentos adquiridos em prol de melhoria da qualidade de vida e de uma sociedade mais participativa e moderna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA AQUI SEUS COMENTÁRIOS: