3 de nov. de 2010

Unidade4 atividade 2b - Projeto reelaborado

Curso: Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Unidade: IV - CURRÍCULO , PROJETOS E TECNOLOGIA
Atividade: 2b – PROJETOS DE TRABALHO EM SALA DE AULA COM A INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS AO CURRÍCULO
Cursista : LEAN KLEBISSON SOARES LOPES
Modalidade / Nível de Ensino: Ensino Fundamental Final
Componente Curricular: Matemática
Tema: Geometria
O projeto desenvolve – se na escola estadual Raimundo Alencar leão no município de Guaraí, na regional de Guaraí, onde vem sendo trabalhado desde 2008 e é bem aceito pelos alunos devido o fato trabalhar com as tecnologias educacionais , assim facilitando a visualização e planificação das figuras em um mosaico.
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Compor formas diversas a partir de figuras geométricas conhecidas.
Trabalhar com a noção de espaço, compondo/encaixando uma mesma forma, cirando um "quebra-cabeças"
Estabelecer relação entre as dimensões de diferentes figuras geométricas.
Explorar a combinação de diferentes cores.
Explorar quadriláteros.
Estabelecer a noção de área de figuras planas, comparando e percebendo que quanto menor o padrão maior a quantidade necessária do mesmo para preencher um determinado espaço.
Duração das atividades
08 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Compor e decompor figuras planas.
Estratégias e recursos da aula
Primeira a quarta aula
No laboratório de informática o professor apresenta na tela dos equipamentos representações diferentes de mosaicos questionando aos alunos o que identificam nas figuras (características) o que sabem sobre esta forma de representação, repetindo uma mesma "peça".
Após esta primeira exploração, se os alunos fizerem referência ao termo MOSAICO explorar (o que considerar possível) e solicitar ao grupo que acessando no Google (ou outro site) façam uma busca inicial referente ao termo.
O professor pode orientar a busca dos alunos propondo itens que deverão ser respondidos (ou compreendidos por eles), por exemplo a definição, como surgiu, se ainda é usado (como, quem, com que propósito,...). Bem como deixar que os mesmos investiguem e após um tempo solicitar aos alunos informações sobre o que encontraram. Nesta modalidade o professor poderá perceber o que é considerado importante para os alunos ou qual o direcionamento das duplas para esclarecer sobre o termo ( a autonomia dos mesmos para realizarem uma pesquisa).
Após a socialização é importante o professor estabelecer com os alunos a definição de padrão, como formar um mosaico considerando a repetição deste por toda uma extensão, formando um "desenho", uma paisagem.
Em seguida o professor poderá solicitar aos alunos que digitem o nome ESCHER, podendo realizar o mesmo procedimento para o termo MOSAICO.
Quinta a sétima aula
Será entregue uma folha com três ou quatro tiras de malha triangular.


O professor solicita aos alunos que considerando o que foi apresentado no encontro anterior, explorando o espaço da primeira tira criem um motivo (padrão), neste momento continuamos a explorar informalmente o conceito de área, é um momento interessante, criando (preenchendo os espaços) o aluno consegue perceber esta noção.
Em seguida, os alunos são convidados a apresentar aos colegas suas produções para que os mesmo escolham alguns destes padrões. O padrão selecionado será representado na segunda tira, combinando até completar toda a tira.
O aluno estará atento aos espaços em branco que não deverão acontecer, como completar as partes em que não é possível desenhar todo o padrão. O professor poderá comentar com os aluno referindo-se à semelhança dos problemas enfrentados por profissionais que trabalham com revestimento de pisos ou paredes.
&n bsp; &n bsp; Na terceira tira o aluno poderá repetir o padrão escolhido na anterior, entretanto as cores deverão ser outras. O objetivo desta atividade é trabalhar com os alunos os efeitos que as cores apresentam nas representações, muitas vezes dando-nos uma visão diferenciada da figura representada (pelos contrastes, efeitos de luz e sombra, etc.), ou trabalhar com um novo padrão.
Se o professor optar por entregar uma folha com quatro tiras poderá explorar nas duas últimas tiras padrões modificados. Na terceira tira o aluno cria modificações nos padrões e na quarta repete o padrão modificado completando a tira toda.
Oitava aula
Os alunos receberão uma nova folha sultite com uma duas malha triangulares, a primeira deverá ser preenchida colorindo o mesmo padrão, repetindo as cores escolhidas (no mínimo duas) em toda sua extensão. Nesta atividade é possível trabalhar as noções de limite, organização, espacialidade, perceber como a criança lida com problemas, desafios (por exemplo não poder representar todo o padrão novamente, não tem espaço na malha).
Na segunda malha o aluno poderá optar por um novo padrão trabalhando com os padrões modificados ou não, conforme opção do mesmo (ou solicitação do professor).
Ao final o aluno escolhe um nome para sua produção.


Recursos Complementares
www.google.com
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=10642

Avaliação
Os alunos serão avaliados durante o processo e ao final dele com a apresentação do trabalho para compor uma exposição que está prevista e dispõe de recursos financeiros no PPP da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA AQUI SEUS COMENTÁRIOS: