24 de jun. de 2010

Unidade 2 - Atividade 4 - Planejando Atividade com Hipertexto ou Internet

Curso de Tecnologia na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Cursista: LEAN KLEBISSON SOARES LOPES
Diretoria Regional de Ensino de Guaraí
Unidade: II Internet, Hipertexto e Hipermídia
Atividade: 4 – Planejando Atividade com Hipertexto ou Internet
Dados da Aula:
Para que o professor consiga atingir a maioria dos alunos com a explicação de algum conteúdo, é preciso que ele planeje suas aulas montando planos de aula diariamente.
A seguir, veja um exemplo de plano de aula, elaborado de forma simplificada sobre as operações fundamentais, voltado para os alunos do 6º ano do ensino fundamental segunda fase, que não deve ser levado como regra, ou seja, pode sofrer variações dependendo da realidade dos alunos e do livro didático adotado pela escola.
Tema: Operações fundamentais com números naturais.

Conteúdo:
• Adição
• Subtração
• Comparação entre as operações de adição e subtração
• Multiplicação
• Divisão
• Expressões numéricas
• Situações problemas

Desenvolver o Gosto pela Matemática:
• Ampliar o raciocínio lógico dedutivo;
• Estabelecer relação entre a matemática e a sua realidade;
• Estruturar o pensamento lógico;
• Elaborar e resolver situações – problema a partir de uma seqüência lógica de idéias;
• Noções básicas das quatro operações básicas.

Duração das atividades:
5 aulas de 50 minutos.
Estratégias e recursos da aula:
Objetivos gerais: resolver problemas matemáticos que envolvam as quatro operações: adição, subtração, multiplicação e divisão.
Objetivos específicos:
• Distinguir em uma soma as parcelas e a soma.
• Aplicar e resolver as propriedades da adição.
• Identificar em uma subtração as sua partes: minuendo, o subtraendo e a diferença.
• Relacionar a multiplicação com a adição.
• Identificar em uma multiplicação os fatores e o produto.
• Aplicar e resolver as propriedades da multiplicação.
• Identificar em uma divisão exata e não exata o dividendo, o divisor, o resto e o quociente.
• Conseguir perceber que a divisão é a operação inversa da multiplicação e vice-versa.

Metodologia: Aula expositiva, utilização de livros paradidáticos, laboratório de informática, jogos como: dedo no gatilho, batalha naval. .
Sites utilizados:
- http://sitededicas.uol.com.br/ctsem.htm
http://educacao.uol.com.br/planos-aula/
http://revistaescola.abril.com.br/planos-de-aula/
http://www.educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/plano-aula-sobre-operacoes-fundamentais.htm
Avaliação:A avaliação das aulas consiste em observar a participação dos alunos nas atividades. Observar a organização no que diz respeito à resolução de situações - problema, assim como a eficácia do método resolutivo adotado

Nenhum comentário:

Postar um comentário

FAÇA AQUI SEUS COMENTÁRIOS: